domingo, 25 de abril de 2010
Noite Cultural ? Nossa escola também faz!
O dia 23 de abril, com certeza ficará marcado na comunidade indígena de Monguba. Isso mesmo, nesse dia foi realizada em nossa escola, a I Noite Cultural, com a participação de lideranças, pais, alunos, professores e funcionários, onde houve uma grande participação da comunidade. Mais uma vez, mostramos pra todos que vieram nos prestigiar que, somos capazes de realizar eventos, onde temos a participação de nossos alunos, pois sem eles não conseguiríamos essa grande vitória. Iniciamos nossa noite com a presença do nosso Pajé Barbosa, onde o mesmo convidou a todos a fazerem parte de uma grande roda de toré. Em seguida, tivemos a fala de nossas lideranças, Ana Clécia, José Adriano, e Francilene, filha do nosso Pajé. Na ocasião tivemos, vendas de comidas típicas, apresentações de nossos alunos, o desfile para a escolha do Garota e Garota Itá-ara, onde com certeza o destaque maior desse desfile foi um casal de indiozinhos, Thaís Ellen e Roberth Guilherme, que esbanjaram graça e simpatia, na abertura do desfile, ambos alunos de nossa escola, mostraram que, desde os primeiros anos de vida, a cultura é inserida no nosso currículo escolar. Com certeza, esse será apenas o primeiro de muitos eventos que estão por vir em nossa escola, e graças ao nosso Deus Tupã, pois sem ele não teríamos forças para conquistar nossos objetivos, e com certeza é essa união que nos faz acreditar que podemos sim, construir uma educação indígena de qualidade, onde mostramos para sociedade que índio, também pode fazer diferente, conquistar seu espaço,fazendo a diferença!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Escola Indigena, faz a diferença!
No início desse ano, tivemos alguns avanços muitos bons em nossa escola, pois estamos com duas novas turmas, 9º ano, EJA Médio (duração de 2 anos)e o nosso tão esperado laboratório de informática.
Não esperávamos que, nossa escola crescesse tanto, pois no ano anterior, tínhamos apenas 254 alunos matriculados, e hoje nossa matrícula é de 305 alunos. Nossa escola, não só recebe, indígenas, mas também, alunos não índios que vem de algumas escolas do município, e até mesmo de escolas particulares. Nosso propósito então é, formar nossos alunos, valorizando nossas raízes, preservando nossa cultura, e fazer com que a sociedade veja a educação diferenciada com outros olhos. Devido essas conquistas só temos que agradecer primeiramente a Deus, por nos dar força, coragem pra seguirmos nessa longa jornada, e aos pais de nossos alunos que acreditam e confiam em nosso trabalho.